PROJETO DE EXTENSÃO “LITERATURA E FILOSOFIA”

Coordenadora: Ana Gabriela Colantoni

anacolantoni@ufg.br

Parcerias:
- NEABI
- Coletiva Feminista GSEX
- Projeto de Pesquisa Filosofia e Cidadania

O projeto de extensão “Literatura e Filosofia” visa – através da leitura de textos literários, discussão e produção de textos experimentais e acadêmicos – partilhar conhecimentos com toda a comunidade (interação entre universidade e sociedade). É um projeto aberto. Há certificação para pessoas que se inscrevem para assistir e também para as apresentações formais. Interessados/as devem enviar mensagem para a coordenadora.

A dinâmica do grupo tem se constituído da seguinte forma:

Para o início das atividades (2023-1), foi proposta a leitura do livro “A confissão da Leoa” de Mia Couto.

Tivemos dois dias de discussão desse livro no Canal Oficial da UFG:

No primeiro dia (21/06/2023), uma palestra com a pessoa que propôs a leitura do livro: Gláucia Lelis Alves. A apresentação está gravada:
No segundo dia (28/06/2023), uma mesa redonda com participantes do projeto que se disponibilizaram:

Posteriormente, em 05/07/2023, tivemos uma reunião com outros/as integrantes para continuarmos discutindo sobre o livro de maneira mais informal, para definirmos o tipo de escrita e para escolhermos o próximo livro a ser lido.

Definimos que, para o Encontro de Extensão e Cultura (16 e 17 de Outubro de 2023), apresentaríamos uma experimentação literária. No livro do Mia Couto, há duas personagens narradoras: Arcanjo Baleiro e Mariamar. Nossa proposta é a de que participantes do projeto escolhessem outros/as personagens e escrevessem como se fossem eles/as. No dia 17-10, à tarde, participaremos do curso de escrita criativa que será ministrado pela profa. Dra. Tarsilla Couto. E na parte da noite, apresentaremos o resultado dessa experimentação literária.

Para o CONEPEC (que ocorrerá do dia 27 ao dia 29 de novembro de 2023), faremos submissão de trabalhos acadêmicos sobre o livro “A confissão da Leoa”.

Em dezembro, inicia a segunda etapa do projeto com o próximo livro escolhido coletivamente “Becos de Memória” de Conceição Evaristo. Provavelmente no fim de janeiro (a partir de discussão com o grupo) agendaremos nossas discussões sobre esse segundo livro no Canal Oficial da UFG.