PROJETO DE EXTENSÃO “LITERATURA E FILOSOFIA”

Coordenadora: Ana Gabriela Colantoni

anacolantoni@ufg.br

Parcerias:

- NEABI
- Coletiva Feminista GSEX
- Projeto de Pesquisa Filosofia e Cidadania

O projeto de extensão “Literatura e Filosofia” visa – através da leitura de textos literários, discussão e produção de textos experimentais e acadêmicos – partilhar conhecimentos com toda a comunidade (interação entre universidade e sociedade). É um projeto aberto. Há certificação para pessoas que se inscrevem para assistir e também para as apresentações formais. Interessados/as devem enviar mensagem para a coordenadora.

A dinâmica do grupo tem se constituído da seguinte forma:

Para o início das atividades (2023-1), foi proposta a leitura do livro “A confissão da Leoa” de Mia Couto.

Tivemos dois dias de discussão desse livro no Canal Oficial da UFG:

Literatura e filosofia Glaucia.2   literatura-e-filosofia.-Glaucia

• No segundo dia (28/06/2023), uma mesa redonda com participantes do projeto que se disponibilizaram:
  • Posteriormente, em 05/07/2023, tivemos uma reunião com outros/as integrantes para continuarmos discutindo sobre o livro de maneira mais informal, para definirmos o tipo de escrita e para escolhermos o próximo livro a ser lido.
  • Participamos do Encontro de Extensão e Cultura (16 e 17 de Outubro de 2023) e apresentamos experimentações literárias, inclusive, com a participação especial de Francisco José Assunção da Silva, da UECE, que apresentou os resultados do trabalho que ele desenvolveu, a partir do projeto, com seu alunos do ensino médio, em Fortaleza.

Literatura e filosofia no encontro de extensão  Literatura e filosofia no encontro de extensão 2

• No CONEPEC (no dia da abertura, dia 27 de novembro de 2023), foram apresentados 3 trabalhos acadêmicos pelas professoras integrantes do projeto: Adriana Delbó, Aia Hipácia (Vânia dos Santos Silva) e Ana Gabriela Colantoni.

literatura e filosofia. conepec

• Em dezembro, iniciou a etapa de leitura do próximo livro escolhido coletivamente “Becos de Memória” de Conceição Evaristo.
  • Dia 24/07/2024 ocorreu a primeira discussão do livro, por Geandra Avelar e Priscila Monteiro, com a mediação de Marah Júllia, no canal da UFG.

literatura-e-filosofia.-24-7-24                                  literatura e filosofia. G

Projeto de Extensão Literatura e Filosofia – “Becos da Memória”, Geandra Avelar e Priscila Monteiro (youtube.com).

• Dia 31/07/2024 ocorrerá a discussão coletiva.

literatura-e-filosofia.-31-7-24