Raquel Pereira Soares

RAQUEL

E-mail: raquel.pereira@ufg.br 

Currículo lattes

Página do SIGAA

 

Raquel Pereira Soares é formada em Pedagogia (2010), mestre em Educação (2013) e doutora em Educação (2019) pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professora no curso de Pedagogia na Unidade Acadêmica especial de Ciências Humanas da Universidade Federal de Goiás. Membro do grupo de estudos e pesquisa Lecturi (UFU) desde 2011.

Áreas de atuação: Ensino e aprendizagem da produção de texto, da escrita, da leitura. Educação Literária. Pedagogia Freinet. 

 

PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES

ARTIGOS:

 

PEREIRA SOARES, RAQUEL. The musical poetry of Vinicius de Moraes in literary education: Analysis of A arca de Noé. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Language & Literature, v. 12, p. 61-80, 2019.

Link: https://revistes.uab.cat/jtl3/article/view/v12-n4-soares

 

SOARES, Raquel Pereira. O uso do blog na alfabetização. Revista Obutchénie, v. 1, p. 627-636, 2017.

Link: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/40280

 

SOARES, Raquel Pereira; ARENA, A. P. B. . A escrita de lide na alfabetização. REVISTA DE EDUCAÇÃO PUC-CAMPINAS, v. 20, p. 81, 2015.

Link: https://periodicos.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/2747

 

SOARES, Raquel Pereira; ARENA, A. P. B. O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Poíesis Pedagógica, v. 11, p. 170-188, 2014.

Link: https://revistas.ufg.br/poiesis/article/view/29586



LIVROS:

.

SOARES, Raquel Pereira. O professor, a criança e a escrita: um caminho metodológico. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2021. v. 1. 361p .

Aquisição diretamente com a autora – email: raquel.pereira@ufg.br



CAPÍTULOS DE LIVROS PUBLICADOS

 

SOARES, Raquel Pereira. Biblioteca de trabalho e fichário escolar: usos e possibilidades na escola. In: Adriana Pastorello Buim Arena; Valéria Aparecida Dias Lacerda de Resende. (Org.).Diálogos com a pedagogia Freinet: fundamentos e práticas em movimento. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, p.263-298.

Link: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/dialogos-com-a-pedagogia-freinet-fundamentos-e-praticas-em-movimento/

 

SOARES, Raquel Pereira; RESENDE, V.  A pedagogia de Célestin Freinet na memória dos professores educação infantil do município de Uberlândia. In: Adriana Pastorello Buim Arena; Valéria Aparecida Dias Lacerda de Resende. (Org.). A vida na escrita e a escrita na vida: um encontro entre Vigotsky, Voloshínov e Freinet. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, v. 1, p. 99-114.

Link: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/a-vida-na-escrita-e-a-escrita-na-vida-um-encontro-entre-vigotsky-voloshinov-e-freinet/



ARTIGOS EM ANAIS

 

SOARES, Raquel Pereira. QUESTIONAMENTOS DE TEXTOS NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA E DIALÓGICA NA FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS. In: VIII Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa, 2019, Uberlândia - MG. Anais do VIII Simpósio Internacional de Ensino da Língua Portuguesa Políticas de Ensino de Língua Portuguesa. UFU: ILEEL, 2019. v. 5. p. 1-14.

Link:  http://www.ileel.ufu.br/anaisdosielp/arquivos/anais2019/372.pdf

 

SOARES, Raquel Pereira; ARENA, A. P. B. . PROJETOS DE ENSINO E A PRODUÇÃO DE TEXTO NA ABORDAGEM DE JOSETTE JOLIBERT. In: XIV Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar - III Encontro de Educação em Ciências e Matemática - XII Seminário de Prática Educativa/ Pedagogia Faced/UFU, 2018, Uberlândia - MG. XIV Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar. Uberlândia - MG: EDUFU, 2018. v. 3. p. 1166-1180.

Link: https://eventos.ufu.br/sites/eventos.ufu.br/files/documentos/anais_xivseminariounoediverso_2018.pdf

 

SOARES, Raquel Pereira; ARENA, A. P. B. . Tolstói e as crianças de Iásnaia Poliana: uma prática pedagógica possível. In: 3° Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2016, Marília. 3° Congresso Internacional sobre a Teoria Histórico-Cultural e 15ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília. Marília - SP, 2016. p. 1-23.

Link: https://docplayer.com.br/224997672-Tolstoi-e-as-criancas-de-iasnaia-poliana-uma-pratica-pedagogica-possivel.html

 

PROJETOS DE PESQUISA

 

2020 – até dias atuais

PEDAGOGIA FREINET: OS PRINCÍPIOS DA ESCOLA MODERNA PARA O ENSINO DO SÉCULO XXI

Descrição: Este projeto de pesquisa está circunscrito na área da Educação, mais precisamente na de Metodologia do Ensino da Língua Materna para crianças, e prevê o desenvolvimento de suas ações de forma interdisciplinar com o trabalho de pesquisa, ensino e extensão. Tem como propósitos investigativos entender a entrada da Pedagogia Freinet no Brasil e seus efeitos, como também ressignificar - a partir de estudos dos autores Voloshínov, Vigotsky e Freinet, autores de diferentes áreas do saber, respectivamente a Filosofia da Linguagem, a Psicologia e a Pedagogia - e implementar nas duas turmas do 1º ano do Curso de Pedagogia, na disciplina de Metodologia da Língua Portuguesa (MLP) e em duas classes de Ensino Fundamental I ? (1º e 4º anos), os princípios da Escola Moderna que propõe uma escola voltada aos interesses do povo e longe do modo de operar da tradicional escolástica. Para isso, as ações acontecerão concomitantemente em três ambientes: o das reuniões do grupo de pesquisa Lecturi, espaço para as reflexões, estudo, planejamento e avaliação das ações executadas; o de duas escolas-campo onde serão aplicados os planos de intervenção e, por fim, o das salas de aula da graduação do curso de Pedagogia. Balizados pelas concepções e pelas condutas de uma pesquisa-intervenção, a equipe de pesquisadores fará a construção coletiva de uma proposta pedagógico-metodológica, que será aplicada no contexto local de duas escolas da cidade de Uberlândia, situada no estado de Minas Gerais. Os resultados serão publicados em dois livros organizados a partir desta investigação por todos os pesquisadores envolvidos. Acredita-se que dessa forma, as ações e resultados do projeto poderão contribuir com as práticas docentes comprometidas com uma educação emancipatória e democrática por meio também das publicações que poderão ter um alcance nacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Integrantes: Raquel Pereira Soares - Integrante / Valeria Resende - Integrante / Adriana Pastorello Buim Arena - Coordenador / Fernanda Duarte Araújo Silva - Integrante / MÁRCIA MARTINS DE OLIVEIRA ABREU - Integrante.

2020 – até dias atuais

Tradução da obra Tell Me: Children, Reading and Talk para o português brasileiro

Descrição: Este projeto PIBIC tem como objetivo realizar a tradução da obra acadêmico-científica Tell Me: Children, Reading and Talk, de Aidan Chambers para o português brasileiro devido sua relevância na área da educação literária para crianças e para adultos. A idealização do trabalho de tradução e possivelmente de publicação desta obra para o público brasileiro se delineou ao longo dos estudos desenvolvidos com a obra de Chambers no âmbito das ações do grupo de pesquisa Lecturi, da Faculdade de Educação da UFU, entre 2018 e 2019 a partir de um intercâmbio com a Universidade de Saragoza ? Campus Huesca, especificamente com o grupo de estudos da professora Rosa Tabernero-Sala. Optou-se por fazer a tradução a partir do texto em inglês, língua original da obra, e em seguida o cotejamento da tradução e da revisão com a versão traduzida para o espanhol, DIME: los niños, la lectura e la conversación. O intuito é de que a obra possa contribuir para processo de formação inicial e continuada de profissionais da educação...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Raquel Pereira Soares - Integrante / Adriana Pastorello Buim Arena - Coordenador / Juliana Chieregato Pedro - Integrante.