Renata Maria Santos Arruda

Profa. Dra. Renata Maria Santos Arrudaf

Formação acadêmica: Possui graduação e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás, e doutorado em Lógica y Filosofía de la Ciencia pela Universidad de Salamanca (Espanha), durante o qual realizou uma estância de investigação na Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (França). É professora efetiva do Curso de Filosofia da Regional Cidade de Goiás, da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência nas áreas de Filosofia da Ciência e Lógica, e formação acadêmica nos temas de intersecção entre Filosofia da Ciência e causalidade, condições necessárias e suficientes, problema da indução, e filosofia da medicina e da epidemiologia. Atualmente investiga questões metafísicas e epistemológicas acerca das ciências da saúde, e mais especificamente acerca do papel da manipulação na Medicina.

Currículo lattes / Email: renataarruda@ufg.br

Vínculo Institucional na UFG:

• Ensino, Filosofia, Nível: Graduação. Disciplinas ministradas: Filosofia da Ciência I, Filosofia da Medicina e da Epidemiologia, Projeto Monográfico, Monografia I, Monografia II
  • Vice-coordenadora de Pesquisa da UAECH.
  • Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Filosofia - Bacharelado.
  • Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de Filosofia - Licenciatura.
  • Membro Suplente na Comissão de Avaliação Docente (CAD) da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas.
  • Membro titular da Comissão de Reestruturação Curricular da Regional Goiás. Portaria SEI nº 2 / Direção Regional Goiás.
  • Membro do Comitê de Internacionalização do Câmpus Goiás.
  • Membro titular da Comissão de Unificação Curricular do Campus Goiás.

Publicações (relação parcial)
ARRUDA, RENATA. A influência do Tractatus no critério positivista de significado. Revista de Humanidades de Valparaíso, p. 6-17, 2019.
ARRUDA, RENATA. Um círculo virturoso: uma chave para a validade indutiva no ?velho? problema da indução. PROMETEUS. FILOSOFIA EM REVISTA, v. Ano 2, p. 86-97, 2009.
ARRUDA, RENATA. Causal pluralism and the boundaries of manipulation. In: IX Conference of the Spanish Society for Logic, Methodology and Philosophy of Science, 2018, Madrid. Proceedings of the IX Conference of the Spanish Society of Logic, Methodology and Philosophy of Science. Madrid / Barcelona /Lisboa: Cristian Saborido(UNED) Sergi Oms(U.deBarcelona) Javier González (UNED/U.NovadeLisboa), 2018. p. 487-489.
ARRUDA, RENATA. A Herança Convencionalista em Neurath, Carnap e Quine. In: XII Seminário de Iniciação Científica da UFG, 2004, Goiânia. Anais do XIII SIC/II CONPEEX, 2004.
ARRUDA, RENATA. Multicausality and manipulation in medicine. In: 16th INTERNATIONAL CONGRESS ON LOGIC, METHODOLOGY AND PHILOSOPHY OF SCIENCE AND TECHNOLOGY, 2019, Praga. Book of Abstracts, 2019. p. 52-52.
ARRUDA, RENATA. Manipulating Causes in Medicine. In: Third International Conference on Philosophy of Science: Contemporary Issues, 2016, Lisboa. Lisbon ICPOS THIRD LISBON INTERNATIONAL CONFERENCE ON PHILOSOPHY OF SCIENCE: CONTEMPORARY ISSUES ABSTRACT BOOK. Lisboa: CFCUL, 2016. p. 68-68.
ARRUDA, RENATA. Goodman e a Revisão da Indução. In: VII Simpósio Internacional Principia, 2011, Florianópolis. Caderno de Resumos do VII Simpósio Internacional Principia, 2011.
ARRUDA, RENATA. A Teoria da Projetabilidade de Nelson Goodman. In: XIV Encontro Nacional da Pós-graduação em Filosofia, 2010, Águas de Lindóia. Livro de Atas Volume Complementar. Campinas, SP: Associação Nacional da Pós-graduação em Filosofia, 2010. p. 44-44.
ARRUDA, RENATA. Indução e confirmação: do 'velho' problema aos novos desafios. In: XIII Encontro Nacional de Filosofia, 2008, Canela - RS. Livro de Atas - XIII Encontro Nacional de Filosofia. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2008. p. 581-582.
ARRUDA, RENATA. Algumas reflexões e críticas ao paradoxo "grue" proposto por Nelson Goodman. In: V Simpósio Internacional Principia, 2007, Florianópolis. V Simpósio Internacional Principia - Resumos. Florianópolis: NEL - Núcleo de Epistemologia e Lógica / UFSC, 2007. p. 143.
ARRUDA, RENATA. A Relação Lógica Entre Enunciados Teóricos e Enunciados Básicos na Abordagem Falseacionista. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2006, Salvador. Livro de Atas - XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, 2006.
ARRUDA, RENATA. Causalidade na Filosofia da Medicina e da Epidemiologia. PRINCIPIA (FLORIANÓPOLIS. ONLINE), 2021.
  fde df