Matriz Curricular do Curso de Licenciatura em Educação do Campo
| Período | Componente Curricular | Núcleo | Carga Horária |
| 1º | Tópicos em biologia I: Introdução ao pensamento biológico | Específico | 32 |
| Conceitos Básicos de Química e suas aplicações no cotidiano do campo | Específico | 32 | |
| Capitalismo e Questão social | Comum | 32 | |
| Estado, Políticas Públicas da Educação do Campo | Comum | 32 | |
| Questões ambientais e desenvolvimento sustentável | Comum | 32 | |
| Filosofia da Ciência | Comum | 32 | |
| Aspectos Histórico-culturais da Matemática e da Educação Matemática | Comum | 32 | |
| Leitura e produção escrita I | Comum | 32 | |
| Experiência compartilhada I (Tempo Comunidade) | Comum | 64 | |
| 2º | Tópicos Biologia II: Fatores genéticos e biodiversidade | Específico | 32 |
| Infância, juventude e família do campo | Comum | 32 | |
| Leitura e Produção escrita II | Comum | 32 | |
| Ética e Política | Comum | 32 | |
| Fundamentos da Química aplicados à Química dos solos, água e atmosfera | Específico | 32 | |
| Matemática Básica I | Comum | 32 | |
| Tópicos em Física I: Fundamentos da Física e o contexto do cotidiano do campo | Específico | 32 | |
| Pesquisa e produção do conhecimento em Educação | Comum | 32 | |
| Experiência Compartilhada II (Tempo Comunidade) | Comum | 64 | |
| 3º | Tópicos em Física II: Termodinâmica e aplicações no Campo | Específico | 32 |
| Tópicos em Biologia III: Biodiversidade vegetal e o Cerrado | Específico | 32 | |
| Organização dos processos educativos I | Comum | 32 | |
| Questão Rural, urbana e movimentos sociais | Comum | 32 | |
| Matemática Básica II | Comum | 32 | |
| Manejo de ecossistemas para a produção I | Comum | 32 | |
| Políticas Educacionais Brasileiras | Comum | 64 | |
| Experiência Compartilhada III (Tempo Comunidade) | Comum | 64 | |
| 4º | Tópicos em Física III: Ondas e Fluidos | Específico | 32 |
| Química dos seres vivos e dos produtos naturais | Específico | 32 | |
| Teoria da Educação I | Comum | 32 | |
| Didática I | Comum | 32 | |
| Organização dos Processos Educativos II | Comum | 32 | |
| Campo, periferias urbanas e processos migratórios | Comum | 32 | |
| Manejo de ecossistemas para produção II | Comum | 32 | |
| Fundamentos Filosóficos e Socio-históricos da Educação | Comum | 64 | |
| Experiência Compartilhada IV (Tempo Comunidade) | Comum | 64 | |
| 5º | Tópicos em Física IV: Eletromagnetismo | Específico | 32 |
| Processos Químicos de Obtenção de Energia e o contexto do campo | Específico | 32 | |
| Teorias da Educação II | Comum | 32 | |
| Psicologia da Educação I | Comum | 64 | |
| Didática II | Comum | 32 | |
| Processos Educativos e Produção do Conhecimento nas Ciências da Natureza | Específico | 64 | |
| LIBRAS | Comum | 32 | |
| Estágio Supervisionado I | Específico | 64 | |
| 6º | Tópicos em Biologia IV: anatomia e fisiologia animal comparada | Específico | 32 |
| Psicologia da Educação II | Comum | 64 | |
| Processos Educativos e Produção do Conhecimento nas Ciências da Natureza II | Específico | 64 | |
| Técnicas para o desenvolvimento da agricultura sustentável de base agroecológica | Comum | 32 | |
| Estágio Supervisionado II | Específico | 64 | |
| Tecnologias no Ensino de Ciências | Específico | 32 | |
| 7º | Etnias, Gênero, Sexualidade e Educação | Específico | 32 |
| Processos Educativos e Produção do Conhecimento nas Ciências da Natureza III | Específico | 64 | |
| Instrumentação para o Ensino de Ciências | Específico | 64 | |
| Relações Étnico-Raciais e a Educação do Campo | Específico | 32 | |
| Orientação de TCC I | Específico | 64 | |
| Estágio Supervisionado III | Específico | 100 | |
| 8º | Processos Educativos e Produção do Conhecimento nas Ciências da Natureza IV | Específico | 64 |
| Estágio Supervisionado IV | Específico | 100 | |
| Matemática Básica III | Comum | 32 | |
| Leitura e Produção deTexto III | Comum | 32 | |
| Direitos Humanos e Inclusão | Comum | 32 | |
| Orientação de TCC II | Específico | 64 | |
Projeto Pedagógico de Curso - Licenciatura em Educação do Campo 2017
