O glossário político republicano e a ideia de Revolução

Minicurso "O glossário político republicano e a ideia de Revolução" acontece na UAECH

Evento acontece dias 15 e 16 de dezembro a partir das 15h a partir do Google Meet ou no Auditório do Santana

A Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas (UAECH) do Câmpus Goiás da Universidade Federal de Goiás, promove nos dias 15 e 16 de dezembro, a partir das 15h, de maneira semi-presencial o Minicurso: O glossário político republicano e a ideia de Revolução, que poderá ser ser acompanhado a partir do Google Meet ou no Auditório do Santana (UFG Câmpus Goiás) onde será feita uma projeção em data show.

O Minicurso tem como objetivo principal analisar algumas noções do republicanismo moderno mediante suas duas matrizes fundamentais nesse período (a inglesa e a francesa) e investigar como o glossário político republicano, oriundo da matriz inglesa presente no século XVII, penetra no contexto político francês do século XVIII e contribui para o aparecimento da ideia de Revolução na França e pretende-se analisar e estabelecer uma discussão acerca da provável relação entre o republicanismo e a ideia de Revolução.

Será ministrado pelo professor pesquisador Vital Alves, que possui Mestrado (2010) e Doutorado (2017) em Filosofia pela UFG e estágio-sanduíche na Université Montpellier III (nesse período foi vinculado ao instituto CRISES – Centre de Recherces Interdisciplinaires en Sciences Humaines et Sociales e ao Centre Rousseau – Groupe d’études dédie à Jean-Jacques Rousseau da Université Sorbonne, Paris III), também foi professor assistente na UFG (2013-2015) e professor substituto na UnB (2018) e (2022), sendo autor do livro Corrupção política e republicanismo: a perda da liberdade segundo Jean-Jacques Rousseau (2020). Atualmente é Pós-doutorando do Departamento de Filosofia da FFLCH-USP, vinculado ao Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Jean-Jacques Rousseau, GT Filosofia e Direito – ANPOF e Grupo de Pesquisa Matrizes do Republicanismo- USP.

As inscrições dão direito a certificado e podem ser feitas a partir do link que segue: https://forms.gle/4oqkW3UvMk6MK1AN6 e o minicurso pode ser acessado pelo link https://meet.google.com/unj-cpaj-oxn.

O glossário político republicano e a ideia de Revolução

Fonte: UAECH-CG