Estágio Supervisionado

O estágio curricular obrigatório será desenvolvido a partir do quinto período do curso, com duração de 400 horas, divididas em quatro disciplinas de 100 horas cada, são elas: Estágio Docência e Projetos Comunitários I, II, III e IV. Seu cumprimento é indispensável para a integralização curricular. O mesmo será desenvolvido em instituições educacionais preferencialmente públicas, que ofereçam a segunda fase do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, ou em outros espaços educativos mediante projetos previamente aprovados pela coordenação de curso e de estágio. Vale ressaltar que o estágio somente poderá ser realizado em ambientes que sejam devidamente conveniados com a UFG.

O licenciando será orientado pelos docentes de estágio do curso que acompanham os estagiários in loco, assim como por um supervisor oriundo do local em que o estágio será realizado. O estagiário deverá preencher e entregar ao coordenador de estágio do curso os documentos listados no regimento de estágio da LEdoC, sendo eles: Termo de Compromisso, Plano de Estágio, Registro de Frequência, Relatórios Finais e Contratação de Seguro (Sob a responsabilidade da UFG).

Deverá proporcionar o exercício de diálogo crítico que o estudante deve aprender a desenvolver em relação à realidade da profissão, contemplando de maneira interligada a:

1. Contextualização e problematização da realidade do campo de estágio, em seus aspectos socioeconômicos, estrutura física e material, recursos conceituais, organização e funcionamento administrativo-pedagógico, objetivando a descrição e análise do cotidiano;
  2. Elaboração, desenvolvimento e avaliação do projeto educativo a partir da problematização das situações vividas e analisadas;
  3. Produção de relatórios que contemplem os processos desenvolvidos no estágio e suas contribuições para a construção da profissão docente.

A avaliação será processual e contínua, tendo em vista a apreciação do desenvolvimento individual e coletivo do estudante em relação a conhecimentos, habilidades e atitudes próprias da profissão docente, de acordo com os princípios e objetivos da proposta de formação de professores da LEdoC.

O Estágio curricular obrigatório é coordenado pelos professores Me. Carlos Antônio Pereira Junior (Coordenador) e Dr. Welson Barbosa Santos (Vice-Coordenador).