Tempo Comunidade - TC

A concepção pedagógica do curso é diferenciada com vistas a uma ação pedagógica com base na compreensão das lutas sociais do campo, se estruturando na lógica da pedagogia da alternância como estratégia curricular em momentos pedagógicos que se integram denominados de Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC).

O Tempo Universidade é desenvolvido em período integral, preferencialmente nos turnos matutino e noturno. A duração desta etapa depende da carga horária curricular e da metodologia de desenvolvimento dos respectivos componentes curriculares.

O Tempo Comunidade é realizado nas comunidades de origem dos educandos, em escolas do meio rural e em escolas localizadas nas regiões que abarquem os municípios de origem dos discentes. Neste momento são desenvolvidas as atividades dos componentes curriculares, em especial do Núcleo de Atividades Integradoras. Tais atividades são realizadas de acordo com as orientações fornecidas durante o Tempo Universidade e acompanhadas in loco por docentes e/ou monitores designados pelas instituições parceiras da Regional, de modo a integrar ensino, pesquisa e extensão.

O acompanhamento pedagógico tem como objetivo garantir o processo formativo durante o Tempo Comunidade, dando suporte aos educandos para o desenvolvimento de suas atividades de inserção na comunidade e na escola, orientando-os no planejamento de ações, na identificação e na resolução de problemas.

Para a realização do Tempo Universidade e do Tempo Comunidade buscar-se-á estabelecer parcerias com a Rede de Ensino Municipal e Estadual, com organizações e movimentos sociais, Faculdades e Universidades da Região Centro-Oeste.

O Tempo Comunidade da Licenciatura em Educação do Campo é coordenado pela professora Dr.ª Danielle Silva Beltrão.